Os impactos da LGPD nas pequenas empresas.
A Lei Geral de Proteção de Dados, também conhecida como LGPD, é a lei que regulamenta o uso dos dados pessoais, ou seja, ela estabelece as regras que devem ser seguidas pelas empresas quando estiverem tratando dados pessoais.
A LGPD está em vigor desde 2020, mas muitas empresas ainda não estão adequadas às suas regras e tem muitas dúvidas quanto à sua aplicação e os impactos em seus negócios.

1. A LGPD vai atrapalhar meu negócio?
A primeira coisa que se passa na cabeça dos empresários é que a LGPD vai atrapalhar o seu modelo de negócio, trazendo mais burocracia, engessando processos e proibindo atividades, mas isso não é verdade.
A LGPD, apesar de estabelecer algumas regras para o uso dos dados pessoais, acaba por beneficiar as empresas, já que elas ficam com processos mais claros e eficientes.
A consultoria em LGPD irá analisar todos os processos da empresa que envolvam dados pessoais, a partir disso ela irá propor alterações que serão necessárias para que esses processos estejam em conformidade com a LGPD, e ao fazer essas alterações, esses processos acabam se tornando processos mais claros e eficientes.
2. A LGPD vai acabar com meu banco de dados?
Outro pensamento muito comum dos empresários diz respeito ao fim do banco de dados e esgotamento de toda a inteligência e histórico da empresa, mas não é isso que acontece.
Realmente, um dos princípios da LGPD é o da minimização de dados, ou seja, fazer com que as empresas usem a menor quantidade de dados pessoais possíveis, mas isso não é prejudicial para a empresa, muito pelo contrário.
Ao minimizar o seu banco de dados a empresa acaba por economizar espaço de armazenamento, já que deixa de manter dados desnecessários que somente ocupam espaço e não trazem benefícios.
Além disso, ela diminui os seus riscos, pois em eventual incidente de segurança, a quantidade de dados que serão afetados será consideravelmente menor, caso aquele banco de dados estivesse cheio de dados desnecessários.
3. A LGPD vai atrapalhar o trabalho dos meus empregados?
Mais um pensamento limitante sobre a LGPD é achar que ela vai atrapalhar as atividades dos empregados.
Na verdade, a consultoria em LGPD irá ajudar no engajamento dos seus empregados nas atividades que eles realizam dentro da empresa, principalmente em relação às atividades que tenham o envolvimento do uso de dados pessoais.
Isso porque a consultoria irá realizar a conscientização da sua equipe sobre a importância dos dados pessoais e do tratamento desses dados em conformidade com a LGPD e irá realizar treinamentos com toda a equipe para repassar as mudanças de procedimentos que forem implementadas.
Então, na verdade a LGPD irá auxiliar a empresa a ter uma equipe mais engajada e treinada, melhorando, portanto, a sua atividade diária.
4. A LGPD vai melhorar a minha segurança?
A LGPD não pode ser vista como um custo para a empresa, mas sim como um investimento.
Um dos pilares da LGPD é a segurança da informação, portanto as empresas deverão analisar, além dos seus processos internos, a segurança do seu banco de dados.
E ao avaliar a segurança do seu banco de dados a empresa acaba averiguando todo o seu sistema de segurança da informação. Então, com isso, ela não garante somente a segurança dos dados pessoais que utiliza, mas também os seus segredos comerciais e informações confidenciais.
5. O que mais a empresa pode ganhar com a LGPD?
Além da melhoria de processos, do aumento da eficiência do banco de dados, do engajamento da equipe e da melhora da segurança da informação a empresa ganha outros dois grandes benefícios ao se adequar à LGPD, que são diferencial competitivo e melhora da reputação.
Hoje nós estamos vivendo num mercado muito competitivo onde todo detalhe faz a diferença para se garantir um bom contrato de prestação de serviços, nesse cenário a empresa pode utilizar a sua adequação à LGPD como um diferencial competitivo e se destacar dos seus concorrentes no mercado.
Como o número de empresas realmente em conformidade com a LGPD ainda é baixo, a sua empresa pode sair na frente e garantir melhores contratos por ter esse diferencial.
Além disso, você melhora a sua reputação no mercado, mostrando que é uma empresa que se preocupa com os dados pessoais que utiliza, assim como se mantém em compliance.
6. Conclusão
A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD não é uma lei criada com o intuito de atrapalhar o crescimento e desenvolvimento das empresas, muito pelo contrário, a lei tem como fundamento o fomento do desenvolvimento econômico e tecnológico.
A questão é que a Lei pretende preservar os direitos de privacidade e liberdades individuais das pessoas do desenvolvimento econômico desenfreado que por vezes traz verdadeiros prejuízos ao indivíduo.
Mas, acima de tudo, a LGPD tem potencial de beneficiar as empresas que decidirem passar pelo programa de conformidade, já que irá melhorar os processos, aumentar a eficiência do banco de dados, engajar a equipe, melhorar a segurança da informação e gerar um diferencial de mercado e melhora da reputação.